Pelo quinto ano consecutivo Joinville reduz número de crimes dolosos contra a vida em comparação ao ano anterior, maior cidade do estado registrou 43 homicídios consumados, imprimindo um fator de redução de 27.12% se comparado com ano de 2021.
Destaca-se, a instauração de procedimentos policiais, em 2022, com a resolubilidade de 66% (sessenta e seis), repercutindo nas prisões executadas de 69 (sessenta e nove) indivíduos diretamente envolvidos em crimes dolosos contra a vida demonstrando a eficiência investigativa.
Os números, ainda consolidam uma das menores taxas de homicídios entre cidades de grande porte, 7,3 crimes para cada grupo de 100 mil habitantes.
O contraste é ainda mais expressivo quando os resultados de 2022 são cotejados com o primeiro ano de atuação da Delegacia Especializada em Homicídios, período em que 114 mortes foram registradas. Trata-se, portanto, de uma contração de 62%.
Os bons resultados não são aleatórios, uma vez que o início da tendência de queda coincide com a criação da Delegacia de Homicídios de Joinville, evidenciando que a especialização é a trilha adequada para o controle desse importante indicador de criminalidade.
Igualmente, a celeridade da persecução criminal reporta-se também a instalação da Vara do Tribunal do Juri e a firme atuação do Ministério Público concretizando os trabalhos de polícia judiciária no enfrentamento da criminalidade ao longo dos anos. As parcerias construídas com as demais unidades Policiais Civis, Polícia Científica, Polícia Militar e outros segmentos da sociedade civil, contribuíram nós índices acima indicados para a diminuição dos crimes dolosos contra a vida.
Os sólidos números mostram que o permanente trabalho de investigação e inteligência, em torno da atuação de organizações criminosas sobretudo, é condição necessária para uma eficaz prestação do serviço público policial e a DH Joinville segue como referência em sua atuação.
Deixe seu comentário